Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde - SCNES

O que achou do serviço?

tick image
Você ainda não avaliou o serviço!

Avaliações opcionais

Esta seção é destinada às avaliações não obrigatórias dos serviços. Você pode ignorar caso queira apenas informar seu grau de satisfação.

No que podemos melhorar?

Quer comentar sua avaliação?

Caso queira receber uma resposta sobre sua avaliação, informe

Descrição:

SCNES é a sigla que faz referência ao Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.

Ele reúne informações sobre as equipes, profissionais e unidades de saúde, incluindo infraestrutura, leitos disponíveis, tipo de atendimento prestado, entre outras.

Através do CNES, o Ministério da Saúde toma ciência dos consultórios, clínicas e hospitais presentes nas cidades brasileiras.

Todas as unidades que prestam serviços de assistência à saúde devem estar em dia com o CNES.

Essa classificação compreende os consultórios em geral (como médicos e odontológicos), clínicas de saúde, policlínicas e hospitais (podem ser hospitais-dia ou especializados), serviços de fisioterapia, acupuntura e SADT (Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico).

Lembrando que o CNES é destinado apenas aos estabelecimentos de saúde, enquanto profissionais que prestam serviços de assistência possuem o CNS (Cartão Nacional de Saúde).

Requisitos:

Para dar entrada no pedido, é preciso que o estabelecimento esteja regularizado, cumprindo as exigências dos órgãos fiscalizadores, a exemplo da Vigilância Sanitária e da prefeitura local.

Assim, antes de solicitar i cadastro no CNES, é necessário obter a licença junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a autorização do Departamento de Urbanismo ou órgão similar.

A licença de funcionamento sanitária é disponibilizada após a confirmação de regras específicas para organizações com alto grau de risco sanitário - o perigo potencial de danos à integridade física, à saúde humana e ao meio ambiente da atividade econômica exercida.

Já o alvará de funcionamento, expedido pela prefeitura, considera a adequação da estrutura física para o atendimento realizado pela unidade de saúde.

Serviço Online:

Telefone:

Celular:

Local:

LOCALIZAÇÃO EXATA E A INDICAÇÃO DO SETOR RESPONSÁVEL PELO ATENDIMENTO AO PÚBLICO: O setor de faturamento, responsável pelos cadastros e alterações do SCNES funciona na Secretaria Municipal de Saúde, com endereço na Rua Presidente Vargas, 398 - 1º andar - Centro - Bastos/SP. Telefone:3478-5066 e 3478-6169

Período de Solicitação:

Meios de Contato:

Rua Presidente Vargas , 398  – 1º andar – Centro – Bastos – Telefone:3478-5066 e 3478-6169.

Dia e Horário de Atendimento:

De segunda à sexta-feira das 07h às 12h e das 14h às 17h.

Documentos Necessários:

Além das licenças de funcionamento e do Departamento de Urbanismo, o responsável técnico pelo estabelecimento deverá preencher as fichas do SCNES, que são entregues durante o atendimento.

Prazo:

PREVISÃO DO PRAZO MÁXIMO PARA A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO: O números do CNES é gerado logo aós o cadastro do estabelecimento no sistema e entregue ao responsável, sendo necessário aguardar de 2 a 3 dias apenas para que a base enviada ao ministério seja atualizada e o estabelecimento seja integrado à base nacional.

PREVISÃO DO TEMPO DE ESPERA P/ATENDIMENTO: Prazo para primeiro atendimento: Atendimento Imediato.

Forma de Acompanhamento:

MECANISMOS DE CONSULTA, POR PARTE DOS USUÁRIOS, ACERCA DO ANDAMENTO DO SERVIÇO SOLICITADO: Por telefone, presencialmente ou os cadastros dos estabelecimentos e profissionais também podem ser consultados através do site http://cnes.datasus.gov.br/

Observações:

FORMAS DE PRESTAÇÃO DO SERVIÇO E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS P/ACESSAR O SERVIÇO: Na Secretaria Municipal de Saúde, Setor de faturamento haverá a disponibilização das fichas para preenchimento e  orientações.

PRINCIPAIS ETAPAS P/PROCESSAMENTO DO SERVIÇO: Os dados dos estabelecimentos e dos profissionais são inseridos no sistema e posteriormente enviados ao ministérios da saúde.

PRIORIDADES DE ATENDIMENTO: O atendimento é imediato, não sendo necessária a discriminação de prioridades.

VALOR DAS TAXAS E TARIFAS Não há cobrança de nenhuma taxa de serviço ou qualquer outro valor.

LOCAL E ONDE APRESENTAR MANIFESTAÇÃO SOBRE A PRESTAÇÃO DO SERVIÇO

Manifestações poderão ser realizas: - No site da prefeitura https://www.bastos.sp.gov.br/ acessar o menu OUVIDORIA ˃ OUVIDORIA-SAÚDE  ou clicando aqui. Para manifestações do tipo aberta ou sigilosa, entrar com login e senha ou realizar o cadastro e preencher os dados referentes a manifestação. Para realizar denúncias anônimas pelo portal da prefeitura, clicar em CADASTRAR SOLICITAÇÃO, selecione o tipo de solicitação ANÔNIMA e preencha os dados da manifestação com o máximo de informações possíveis. Denúncias anônimas também poderão ser realizadas por carta.

- Por e-mail: saudeouvidoria@bastos.sp.gov.br.

- Por carta ou presencialmente: Rua Presidente Vargas, nº 398 - 1º andar - Centro - Bastos / SP - CEP: 17690-000 de segunda à sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h.

- Por telefone: (14) 3478-1969 ou 99783-3219/WhatsApp de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

OUTRAS INFORMAÇÕES Manual e fichas também podem ser acessados através do site http://cnes.datasus.gov.br/pages/downloads/documentacao.jsp

As atualizações são feitas conforme a necessidade do estabelecimento, como mudanças de endereços, alterações no quadro de funcionários, inclusão ou exclusão de serviços, alteração da estrutura física, entre outros.

Links Úteis:

Órgão Responsável: