Paternidade é tema de palestra promovida pelo Cras de Bastos

Assistência Social - Quarta-feira, 17 de Agosto de 2022


Paternidade é tema de palestra promovida pelo Cras de Bastos

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Bastos, realizou na última quarta-feira, 10 de agosto, palestra com famílias que participam dos serviços da unidade. Na oportunidade foi discutido o eixo temático Constelação Familiar, com foco no dia dos pais. 


A palestrante convidada foi Gisele Yamiko Honda, assistente do judiciário. Durante as explanações foi abordado o direito do cidadão em ter o nome do pai na certidão de nascimento, os presentes receberam orientações sobre os procedimentos legais de reconhecimento da paternidade perante o judiciário.


Uma idosa fez um relato comovente, durante a palesta, ela disse ter um neto, hoje maior de idade, que não tem na certidão o nome do pai, porém, os irmãos mais novos possuem a referência paterna, por mais que questionasse, a mãe nunca revelou o nome do pai. Já falecida a mulher levou o segredo com ela para o tumulo. O rapaz carrega a tristeza e a frustação de nunca ter conhecido o pai, mas revela ter esperança de um dia poder encontra-lo.
Segundo a coordenadora do CRAS, Ireni Gaioto Hirotsu, é importante que todos tenham o direito ao reconhecimento da paternidade, não só para receber uma herança, uma pensão, mas para se ter um referencial, uma afetividade e o prazer do convívio com o pai.


O Cras é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, que atende pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. 
O Centro de Referência de Assistência Social de Bastos está localizado na Rua Pernambuco – 100, Jardim Santo Antônio.

Prefeitura do Município


Bastos