Bastos participa da Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti

Saúde - Terça-feira, 22 de Novembro de 2022


Bastos participa da Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Bastos está participando da Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Até o dia 26 de novembro, a Secretaria de Saúde através da equipe de Endemias estará intensificando ações nos pontos mais críticos da cidade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Endemias estarão levando até as escolas uma peça teatral infantil com uma mensagem de combate ao Mosquito Aedes aegypti.  Confira os dias e locais das apresentações:

22/11 EMEF Márcia Nuti Molina - equipe do PSF1 

23/11 EMEIF Jardim Alvorada (Criança Feliz), próximo a caixa d´água - equipe do PSF3   - 

23/11 Escola Harue Matsumoto Asakawa - equipe do PSF4

23/11 EMEI Anterio Fernandes- equipe do PSF5

25/11 EMEIF Prof. Mauro Demarchi – equipe do PSF6

Além das ações específicas dessa semana os agentes de Endemias estarão realizando a rotina de visitas aos Imóveis.

Os locais onde são localizados focos de dengue passam a serem monitorados constantemente, os proprietários são notificados e tem prazo para realizar a limpeza. Terrenos baldios e casas fechadas são as que demandam maior trabalho por parte da equipe que precisa estar procurando imobiliárias ou através do setor competente da prefeitura estar identificando e acionando os proprietários que muitas das vezes residem em outras localidades.

No mês de outubro foi realizado em todos os bairros de Bastos o levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) que consiste em uma amostragem larvária coletada a cada três meses para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue. Em oito imóveis, dos bairros; Bela Vista, Alvorada, São Francisco Xavier e Centro foram encontrados criadouros com larvas. Sete focos estavam em baldes que captavam água das chuvas e um em uma piscina para crianças.

De janeiro a novembro deste ano, apenas o Jardim Hikari não precisou receber nebulização com inseticida casa a casa para eliminar os mosquitos adultos, em todos os outros bairros devido ao alto índice de infestação foi necessário à ação de controle.

Segundo informações contidas nos boletins da Dengue publicados pela Secretaria Municipal Saúde em 2022, até dia 18 de novembro, Bastos apresentava os seguintes números:

Notificados - 1058

Negativos - 421

Suspeitos - 00

Positivo - 637

Óbito - 04

Casos POSITIVOS de Dengue por unidade de saúde:

55 - Centro de Saúde Irineu Buller de Almeida 

70 - PSF I Jose de Castro

138 - PSF II Ver. Gianfranco Nuti Molina

52 - PSF III Kyussuke Sassaki

149 - PSF IV Rosemary Guedes Freires

90 - PSF V Dr. Massami Tashiro

83 - PSF VI Cláudia Tenório Pires Evangelista

OBS: Os dados foram coletados de acordo com notificações e laudos que chegaram até a vigilância.

 “Enfrentar o mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva, buscando prevenir doenças que podem aumentar no verão, principalmente quando as condições climáticas são favoráveis ao aumento dos mosquitos”.

Recomendações para evitar os criadouros do mosquito:

-              O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;

-             Caixas plásticas, tambores e outros recipientes utilizados para coletar água das chuvas precisam estar bem vedados e devem passar periodicamente por limpeza;

-              É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;

-              Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

-              Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;

-              Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.

Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prefeitura do Município


Bastos