Donos de propriedades rurais localizadas na BAS 050 participam de reunião com o DER

Obras - Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023


Donos de propriedades rurais localizadas na BAS 050 participam de reunião com o DER

Na manhã desta segunda-feira (09) produtores e proprietários rurais de Bastos das áreas que serão beneficiadas com a pavimentação da BAS-050 estiveram no Palácio 18 de Junho onde participaram de uma reunião com o prefeito Manoel Rosa, o vice-prefeito Antônio Fernandes, secretários municipais e representantes do DER - Departamento de Estradas de Rodagem a fim de discutir os termos da anuência para o início das obras de pavimentação. Durante a reunião foram sanadas as dúvidas e definido como serão os trabalhos para remoção de cercas e rebaixamento de taludes ao longo do perímetro.

Prefeito, vice prefeito e representantes do DER

Isaac Alves de Lima proprietário de um pesqueiro situado às margens da vicinal ressaltou que a obra era um sonho antigo dos proprietários rurais. “Graças a Deus, hoje estamos aqui tirando as dúvidas a respeito do asfalto, o prefeito Manoel com muito esforço conseguiu essa obra que ira melhorar o nosso comércio, o escoamento de ovos e da produção agrícola dessa região. Era uma coisa que todos nos sonhávamos há muito tempo. Com certeza vai melhorar a vida das pessoas e a gente só tem que agradecer ao prefeito e a todos que se esforçaram para conseguir o asfalto”. Declarou Lima. 

Proprietários rurais e Secretários 

Graças a legislação municipal vigente todas as estradas do município possuem largura de 17 metros de uma cerca a outra, possibilitando que praticamente todas as atuais balizas de demarcação permaneçam inalteradas na BAS-050, assim como o traçado original,  porem, ainda assim será necessário  remover provisoriamente  as cercas  para dar passagem as máquinas de grande porte e para o desvio do fluxo de veículos. A retirada e reimplantação das cercas estarão a cargo de uma empresa contratada pelo DER. A obra esta orçada em pouco mais de R$ 51 milhões com prazo de duração de 12 meses.

“O nosso perímetro de 2.8 km é um trecho que não demanda obras de drenagem pesadas, pontes ou passarelas. É um trecho bem tranquilo então acredito que ficará pronto dentro do prazo que é estimado em 12 meses”. Disse o prefeito Manoel Rosa.

A pavimentação é aguardada desde 2009 quando teve início a negociação do projeto com o governo do Estado, mas não avançou, em 2018 a licitação deu deserta, na ocasião o valor liberado para o trecho de Bastos não atraiu nenhuma empresa interessada. Em meados de 2022 o projeto foi retomado com o deputado Reinaldo Alguz e o governador Rodrigo Garcia, que deu sua anuência para liberação dos recursos que beneficiará diretamente três cidades (Bastos, Parapuã e Rinópolis)  garantindo  mais segurança no deslocamento, melhor acesso à saúde, a educação, ao comércio, ao empreendedorismo e ao  escoamento da produção.

“Foi uma reunião muito produtiva precisávamos conversar com todos os proprietários, pegar as autorizações deles para fazer as movimentações de terra e cercas. É uma obra importante para Bastos e região, que contou com o nosso empenho, do vice prefeito Antônio Fernandes, da Secretária de Desenvolvimento Econômico de Bastos, Camila Pascoto, do Secretário de planejamento Rodrigo Murjia, do Deputado o deputado Reinaldo Alguz e do governador Rodrigo Garcia. Hoje é um dia muito feliz para todos nós, fechamos as negociações e agora aguardamos o início da obra”. Finalizou o prefeito Manoel.

Prefeitura do Município


Bastos