Vacinação contra a Influenza prossegue até o final do mês nas unidades de Saúde de Bastos

Saúde - Terça-feira, 16 de Maio de 2023


Vacinação contra a Influenza prossegue até o final do mês nas unidades de Saúde de Bastos

A campanha contra a influência que teve início no dia 10 de abril prossegue até o dia 31 de maio.  A vacinação está disponível para todas as idades, até então estavam sendo vacinados os grupos prioritários que são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e  funcionários do sistema prisional.

O Dia D da campanha de vacinação contra a influenza foi realizada no sábado, dia 6, e foi   pensado para que os pais ou responsáveis por crianças, que trabalham aos sábados de manhã aproveitassem o horário estendido até às 18h. 

“Foi motivo de muita felicidade e orgulho saber que as pessoas conseguiram sair dos seus serviços com tempo suficiente para aproveitar o Dia D; muitas trabalham nas granjas aos sábados até as 16h30min,  com o horário especial tiveram a chance de colocar a carteirinha de vacinação dos seus filhos em dia. Tivemos famílias inteiras atualizando as vacinas de rotina, então pra nós é um motivo de alegria e satisfação poder servir a população no sentido de prevenir doenças, atualizar o calendário vacinal e de oferecer opções estratégias para atingir os indicadores  que garantem o sucesso das campanhas”. Disse Cristina Joaneto, coordenadora da Vigilância em Saúde. 

A Secretaria de Saúde conseguiu administrar no Dia D, 550 doses, incluíndo as vacinas contra Influenza, Covid-19 e de rotina, para crianças e adultos, sendo:

VACINAIDADEDOSES

Influenza

Crianças e Adultos

201

Covid-19

02 anos

27

 

3 a 4 anos

28

 

5 a 11 anos

85

 

12 a 17 anos

12

 

Acima de 18 anos

118

 

Total de doses da Covid-19

270

Vacinas de rotina

Crianças e adultos

79

Fonte: Secretaria de Saúde de Bastos

A meta é vacinar 90% da população alvo, que em Bastos corresponde a 7.827 pessoas. Até o dia 12, já haviam sido vacinados 2.486 integrantes deste grupo, o que correspondendo a 36,67%.

O principal objetivo da vacina contra influência é a de prevenir as formas mais graves da doença que levam as pessoas para UTI. Neste ano o Ministério da Saúde liberou de uma só vez a vacinação para todos os grupos, possibilitando imunizar a todos antes das mudanças mais severas de temperatura.

É importante lembrar que o reforço da vacina contra Covid-19 também segue disponível nas unidades de saúde, para todas as pessoas a partir de 18 anos de idade. Neste caso quem já recebeu duas ou mais doses e estiver com intervalo de 4 meses, podem receber a bivalente. Os que que ainda não completaram o esquema vacinal também podem procurar as unidades para receber a dose que falta. 

Prefeitura do Município


Bastos