Agosto dourado, juntos pela amamentação

Saúde - Quinta-feira, 01 de Agosto de 2019


Agosto dourado, juntos pela amamentação

Você sabia que o mês de agosto é dedicado à amamentação? O “agosto dourado” simboliza a luta pelo incentivo à amamentação em todo o país. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

O tema desse ano é “Mães, pais e família, permita a amamentação agora e no futuro”. A amamentação exige um esforço de equipe, embora seja do domínio da mãe, sua prática tende a melhorar com o apoio próximo do companheiro, família, local de trabalho e comunidade.

Só para ter uma ideia sobre a importância da amamentação, o leite materno deve ser o único alimento para o bebê até os seis meses de vida. Apenas a amamentação é capaz de prevenir doenças, reduzir a mortalidade infantil trazendo o fortalecimento do sistema imunológico das crianças.

Em nossa cidade temos o projeto “Fono Bebê” que é um acompanhamento onde fonoaudióloga Renata Gandolfo desenvolve com mães nas primeiras semanas depois do parto, para melhorar a questão da amamentação para tornar a criança mais saudável. A fonoaudiologia, tem um papel fundamental neste processo. Cabe a eles orientar e avaliar estruturas orofaciais do bebê, posição de língua, lábios e bochechas, sucção, pega, postura e posicionamento, anatomia e condições das mamas e ganho de peso do bebê.

E para marcar essa data da Semana Mundial do Aleitamento Maternoa Prefeitura de Bastos através da Secretaria de Saúde preparou um ensinamento para mamães e papais, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância do aleitamento materno para a vida das crianças, que acontecerá no dia 07 de agosto às 14h no Anfiteatro.
Venha participar conosco do Primeiro Mamaçoe faça parte desse AGOSTO DOURADO.

Vale lembrar que a Prefeitura estará disponibilizando transporte em todas as unidades de saúde

Prefeitura de Bastos – Realizando Sonhos

Prefeitura do Município


Bastos