Cultura - Sexta-feira, 05 de Agosto de 2022

Vem aí a Viagem Literária!

Cia. Ruído Rosa vai se apresentar em Bastos

Vem aí a Viagem Literária!

No mês de agosto, a biblioteca municipal de Bastos receberá uma nova edição do programa "Viagem Literária", com duas apresentações da Cia. Ruído Rosa. Essas atividades irão ocorrer no próximo dia 16 de agosto, sendo a primeira às 09h da manhã e a segunda às 14 horas na Biblioteca Municipal Professor José Maria Rondinelli, localizada na Avenida 18 de Junho, 250. Centro. Bastos/SP.

A coordenadora da Biblioteca municipal, Jaqueline Oliveira, informou que a " Viagem Literária" é um programa desenvolvido pelo governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que chega este ano à sua 14ª edição. Neste ano o programa recebeu o título de “Contação De História, Apresentações, Jogos e Brincadeiras”.

“Desde de que a Biblioteca foi reaberta, após o período de pandemia, atualizamos o Siseb - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e procuramos atender os requisitos solicitados e participamos de capacitações, o que possibilitou   sermos selecionados para estar participando do Projeto Viagem Literária deste ano”, destacou Jaqueline.

Um dos requisitos necessários para participar do programa é que as apresentações ocorram na biblioteca do município. “O principal objetivo do Viagem Literária é movimentar a biblioteca fazendo com que o público tenha contato com os livros. Por esta razão as apresentações da Cia Ruído Rosa, contando a história do livro do Monteiro Lobato, Viagem ao Céu, acontecerão nas dependências da biblioteca municipal”, explicou a coordenadora.

Devido ao espaço físico limitar o número de participantes, a Secretária de Cultura abriu inscrições priorizando os alunos dos projetos, das escolas municipais e estadual, na faixa etária de 7 a 10 anos. Que segundo os contadores de história são os que mais se identificam com o tema.

Na apresentação da manhã, estarão alunos do projeto Samaritano, da escola São José e da escola Márcia Nuti Molina. A segunda apresentação contará com os alunos do período da tarde da escola Márcia Nuti Molina e do público que já frequenta a biblioteca.

“Este é um momento de viajar sem sair pelo mundo, sem sair do lugar, de  exercitar a imaginação, que é muito importante, porque é pela imaginação que a gente ultrapassa limites, adquirir novos conhecimentos e novas experiências,  que no nosso dia a dia estamos limitados”, finalizou Jaqueline.

A apresentação das 09h00 Será transmitida através da página da prefeitura de Bastos no Facebook .