.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:00.

Saúde - Quinta-feira, 15 de Setembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Bastos segue com cadastramento para vacinação antirrábica e castração de cães e gatos

Mais de 300 animais já foram imunizados através de prévio agendamento. A castração será realizada em breve.


Prefeitura de Bastos segue com cadastramento para vacinação antirrábica e castração de cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde de Bastos, através da Vigilância em Saúde prossegue com a vacinação contra a raiva em cães e gatos.  Por mês Bastos vem recebendo cerca de 100 doses, valor limite autorizado para liberação aos municípios, até o momento já foram feitas 300 vacinações.  
Para este mês de setembro chegaram mais 100 doses que serão disponibilizadas as sextas-feiras.  Para agendar a vacina o interessado deve ligar no telefone (14) 3478 2507, informar o nome completo, a quantidade de animais, se é gato ou cachorro e o endereço. Após a inscrição a equipe realiza uma visita para avaliar o animal. 
A vigilância também monitora constantemente as populações caninas e felinas quanto ao surgimento de outras doenças.
Apesar de não registrar casos de leishmaniose em humanos, os agentes continuam com o sinal de alerta ligado, em função de casos positivos em cães. A recomendação é para que a população mantenha os quintais limpos, livres de matéria orgânica em decomposição, utilizada pelo mosquito transmissor da doença para se proliferar.
Nesta época do ano, com a transição de temperatura, do frio para o calor, e da umidade do ar com variações extremas, casos de cinomose e parvovirose, tendem a aumentar. São doenças que quando não tratadas levam os animais a morte.  A equipe vem registrando um aumento nos casos de cinomose,  a doença não se enquadra na categoria zoonose. Existe vacina que previne a cinomose, porém ela não é distribuída pelas redes públicas, neste caso, o proprietário pode estar procurando uma clínica particular e realizando a vacinação, que também previne contra outras doenças, como adenovírus tipo 1 (hepatite), adenovírus tipo 2 (doenças respiratórias), vírus da parainfluenza canina, parvovirose canina e leptospirose.                                                       
Também seguem sendo feitos os agendamentos para a castração de cães e gatos machos, para ser atendida à família deve se enquadrar nas condições de baixa renda.
Lembrando que os serviços devem ser agendados com antecedência junto a Vigilância em Saúde localizada na Avenida 18 de Junho - nº 162. Telefone para contato é o 14 3478-2507.

767 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura do Município de Bastos - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.