Cultura - Segunda-feira, 24 de Outubro de 2022

Acervo Cultural de Bastos atrai visitantes da Terra do Sol Nascente

O museu Histórico Regional Saburo Yamanaka é um dos mais importantes museus de acervos culturais da imigração japonesa do Brasil

Acervo Cultural de Bastos atrai visitantes da Terra do Sol Nascente

O museu Histórico Regional Saburo Yamanaka mantido pela Secretaria Municipal de Cultura de Bastos recebeu visitas vindas da terra do sol Nascente neste final de semana.

No período da manhã de sábado, o senhor Massayuki Iguchi, representante da agência de cooperação do Japão – JICA, órgão do governo japonês que trabalha com apoio e fortalecimento das comunidades Nikkeis do Brasil e de outros países, visitou as instalações.

“Fiquei muito impressionado com o acervo e com a exposição do material que conta evolução histórica desde a imigração até os dias de hoje, com os vários aspectos de vida, cultura e esportes que Bastos tem. Achei a visita muito rica, e que possibilita a todo cidadão conhecer um pouco da cultura japonesa”. Disse o senhor Massayuki Iguchi.

foto: Massayuki Iguchi, representante da agência de cooperação do Japão – JICA

Segundo ele a agência de cooperação trabalha incentivando a cultura, o esporte, a saúde, o meio ambiente e outras modalidades, buscando o desenvolvimento, e melhoria da condição de vida dos Nikkeis e dos não descendentes.

Questionado a respeito da impressão que leva das comunidades de imigrantes japoneses no interior, destacou principalmente a mudança de gerações e de interesses.  E disse acreditar que a chave de sustentabilidade das comunidades Imigrantes são as inclusões de jovens, de pessoas não Nikkeis e das parcerias com os governos municipais.

Massauki Iguchi disse ter percebido que o município de Bastos tem contribuído com importantes parcerias no esporte, na cultura e no apoio a divulgação das atividades da comunidade Nikkei.

O termo “Nikkei” é uma denominação em língua japonesa para os descendentes de japoneses nascidos fora do Japão ou para japoneses que vivem regularmente no exterior.

No período da tarde de sábado o museu também recebeu a visita de representantes da TV japonesa de Wakayama. A equipe está no Brasil para registrar a vida de imigrantes Japoneses. Em Bastos entrevistou o avicultor Osamu Yabuta e registrou particularidades do acervo e do jardim japonês.

Foto: Equipe da TV japonesa de  Wakayama no jardim do museu

O Museu Histórico Regional Saburo Yamanaka é um dos mais importantes museus de acervos culturais da imigração japonesa do Brasil e está localizado na Avenida Gaspar Ricardo, 757 - Centro - Bastos, SP. O horário de funcionamento é das 09h00 às 18h00 de terça a sexta e das 9h00 às 15h00 aos sábados e domingos.