Bastos, sábado, 28 de janeiro de 2023 Telefone (14) 3478-9800

Atendimento Atendimento: 8:00h às 16:00h

Serviços Urbanos - Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022

Prefeitura de Bastos deve concluir em breve a construção do Ossuário do Cemitério

Sepulturas não perpétuas ou em completo estado de abandono devem ser regularizadas.

Com um investimento aproximado de R$ 700.000,00 o Cemitério Municipal de Bastos vem passando por reforma, revitalização e ampliação. No último Dia de Finados (02/11) a população pode ver parte destas transformações, com novas passarelas, canteiros de flores, novo Cruzeiro, capela a céu aberto e iluminação dentro do cemitério.

Neste mês está sendo finalizada outra obra importante o Ossuário Municipal, que abrigará restos mortais.

“Quando mudei para Bastos na década de 70, eu era criança, e ouvias as pessoas falado de um buraco cheio de ossadas no cemitério, a gente ouvia muito isso, mas não temos como saber se era verdade ou não, no entanto várias pessoas confirmaram isso.  De qualquer forma não vamos deixar que isso se repita, para mostrar que a gestão Municipal tem respeito com a dignidade da pessoa humana estamos construindo esse Ossuário, onde os restos mortais serão colocados em caixas especiais e acomodados em gavetas com placa de identificação, garantindo a preservação e localização por parte dos familiares”. Disse o prefeito Manoel Rosa.

Em um decreto publicado na quinta-feira, dia 01 de dezembro de 2022 na Edição nº 168 Página 3 do diário oficial eletrônico, que pode ser acessado na página da prefeitura - www.bastos.sp.gov.br, constam as seguintes orientações:

“Famílias com entes sepultados há mais de 05 (cinco) anos no Cemitério Público Municipal de Bastos que não efetuaram a aquisição de sepultura perpétua deverão comparecer ao departamento administrativo do Velório Público Municipal dentro do prazo de 30 dias a partir desta publicação, para regularizar a aquisição da sepultura.

Os terrenos que não forem adquiridos e legalizados como sepulturas perpétuas, a partir do dia 02 de janeiro de 2.023 terão os restos mortais exumados e armazenados no Ossuário Municipal.

Da mesma forma aplica-se os termos deste edital para os túmulos e covas simples cobertas com terra que se encontram abandonadas ou em péssimo estado de conservação causando risco para as sepulturas vizinhas e transeuntes, devendo os responsáveis comparecer ao departamento administrativo do Velório Público Municipal para adoção das providências cabíveis para sua reforma  ou remoção dos restos mortais, tendo em vista a impossibilidade da municipalidade  em executar serviços  de reparos em bens particulares”.

Após a conclusão do Ossuário será iniciada a etapa de ampliação do cemitério na área mais nova, adquirida pela prefeitura.

Versão do sistema: 2.0.0 - 27/01/2023

Portal atualizado em: 27/01/2023 14:03:29