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Trânsito - Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022

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Bastos está melhorando a sinalização de trânsito no centro e nos bairros.

Através do Departamento de Trânsito está sendo realizada a revitalização e a implantação de sinalização


Bastos está melhorando a sinalização de trânsito no centro e nos bairros.

O Departamento de Trânsito de Bastos iniciou projeto de revitalização e da implantação de sinalização de solo em várias ruas da cidade, principalmente nos locais de grande movimentação de veículo, para delimitar o fluxo e dar um direcionamento melhor aos motoristas trazendo mais segurança aos pedestres e aos condutores.

Entre os pontos a serem atendidos está a Avenida Dom Pedro I que possui em sua extensão um complexo com praças, parques, arenas, comércios e área verde, também direciona o fluxo de veículos para vários bairros e é limítrofe com a área Central, além de ter proximidade com o Recinto de Exposições que em dias de eventos aumenta exponencialmente o trânsito nesta via.  Por esta razão o Departamento de Trânsito interveio com a pintura para direcionar a circulação e trazer uma proteção aos pedestres com implantação de faixas que auxiliam na travessia dos usuários daquele local.

A avenida Nobuo Yoshikawa e as ruas do Jardim Pitangueiras receberam faixas de pedestre, de pare e de orientação. O modelo servirá de exemplo para sinalização dos próximos bairros a serem atendidos. 

A avenida escoa e recebe o trânsito que demanda da alça de acesso da Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes - SP 457, e da Avenida Dom Pedro I.

Um levantamento apontou um alto índice populacional nesta região, com presença constante de crianças. Onde também está localizada a sede da Legião Mirim com muitos jovens circulando, a pé e com suas bicicletas.

Com uma frota de 13.352 veículos sendo: 9.095 automóveis de passeio e utilitários, 985 caminhões e 3.272 motos, as ações de trânsito precisam ser repensadas de acordo com as necessidades.

Por exemplo a alta concentração de motos estacionadas nas ruas do centro, onde foi necessário a implementação de bolsões de estacionamento exclusivo para este tipo de transporte, o que melhorou o número de vagas na área comercial.

Uma grande quantidade de veículos, de pequeno e de grande porte também se dirige diariamente para a cidade de Bastos, somando a sua frota local, isso causa um desgaste acentuado na pintura de solo, especialmente a da área central.

A Avenida 18 de Junho é a mais afetada já que faz o papel de uma marginal no deslocamento para a região de Presidente Prudente, através da SP 457, consequentemente caminhões transportando várias toneladas acabam deteriorando a pintura sendo necessário sua revitalizando visando a segurança.

Na entrada da cidade pela vicinal Bastos/Iacri e na Via de Acesso Wagner dos Reis Ferreira pela Rodovia Brigadeiro Eduard Gomes - SP 457 foram feitas além da pintura, a instalação de tachões luminosos para orientar os condutores em períodos de menor visibilidade e em dias chuvosos. 

Motoristas e pedestres devem estar atentos às sinalizações. A faixa de pedestre possui uma linha continua de cor branca que serve de retenção antes da parte listrada utilizada na travessia pelos pedestres, aquela linha serve para chamar a atenção do motorista a fim de diminuir a velocidade, observar ambos os lados da Via, identificar se algum pedestre está a caminho evitando assim invadir a faixa e causar acidentes. O pedestre por sua vez deve aguarda o veículo se reter naquela faixa evitando ficar sobre a faixa. 

Alguns cruzamentos estão recebendo a pintura quadriculada com faixas amarelas, a sinalização é denominada de área de conflito, os condutores não devem parar sobre a demarcação, o objetivo é evitar que o cruzamento fique bloqueado.

O Departamento de Trânsito também instalou iluminação nas faixas de pedestres no entorno da Praça Kunito Myasaka mais conhecida como Praça do Ovo. 

Os equipamentos foram adquiridos através do Programa Respeito à Vida e DETRAN-SP, em convênio firmado entre Bastos e o Governo do Estado.

A ação se baseou no projeto “Travessia de Pedestres Iluminada”, desenvolvido pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET). O projeto foi implantado em julho 1996, em frente ao Terminal Rodoviário do Tietê, onde um ano antes ocorreram 27 atropelamentos, dos quais 56% à noite. A faixa de luz canalizada induz o pedestre a atravessar na faixa e faz com que o motorista fique mais atento às travessias, contribuindo para diminuir o número de atropelamentos.

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