Serviços Urbanos - Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023

Centro de operações e Monitoramento da Prefeitura de Bastos completa um mês de atividade

Já houve diminuição no vandalismo, duas ações criminosas foram capturadas pelas câmeras e as imagens ajudaram a policia a esclarecer os casos

Na última sexta-feira (20) o Centro de operações e Monitoramento da prefeitura de Bastos, completou um mês de atividades com excelentes resultados.  Cerca de mil câmeras realizam a vigilância em tempo real dos prédios públicos, das praças, das escolas e das principais vias urbanas 24 horas por dia.

Outros 32 pontos de monitoramento devem ser instalados em breve para ampliar a área de cobertura.

Neste período inicial de atividades, o vandalismo diminuiu, duas ações criminosas foram capturadas pelas câmeras e as imagens ajudaram a policia a esclarecer os casos e chegar até os criminosos.

Já esta em analise junto ao atual governo do estado a integração do Centro de operações e Monitoramento da prefeitura de Bastos com o Sistema Detecta, que é o Sistema de Monitoramento Inteligente implantado pelo Governo do Estado de São Paulo, combinado com o maior banco de dados de informações policiais da América Latina, integrado ao sistema dos bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

Através das imagens geradas pelas câmeras de Bastos será possível rastrear e gravar todos os veículos que entram e saem da cidade. Em caso de fugas, furtos, roubos de carro de outras cidades ou de Bastos a polícia terá acesso imediato às informações que possibilitarão esclarecer os fatos, chegar aos criminosos e recuperar o produto do crime.