Saúde - Terça-feira, 14 de Março de 2023

Gripe aviária chega a países que fazem fronteira com o Brasil

Apesar de não registrar nenhum caso de gripe aviária o País não esta livre de contaminação

Gripe aviária chega a países que fazem fronteira com o Brasil

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta sobre surtos de gripe aviária em aves de países de quase todos os continentes; a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que a situação é “preocupante”. As notícias de diversos focos de disseminação desse vírus em vários países podem caracterizar um dos piores surtos da gripe aviária já visto em animais.

Estados Unidos e a China perderam mercado quando tiveram a identificação de casos da doença em seus territórios.

Quase um ano após o início das ações intensificadas de combate, o pior surto de gripe aviária dos Estados Unidos continua dizimando aves em todo o Meio-oeste do país, o estado do Colorado perdeu mais de 90% de suas galinhas poedeiras, com cerca de 6,25 milhões de aves mortas ao todo. Para evitar que a gripe aviária se espalhe, bandos inteiros de aves precisam ser eliminados após a confirmação da infecção. O surto causou, até o momento, a morte de quase 58 milhões de aves em 47 estados norte-americanos, conforme relatórios.

O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar, órgão do Ministério Agricultura da Argentina, confirmou até agora 39 os casos de Influenza Aviária registrados no país. A Argentina suspendeu as exportações de produtos aviários.

A gripe aviária também já foi detectada na Colômbia, Peru, Venezuela, Bolívia, Uruguai, Chile e Equador.

Na região, considerando apenas o município de Bastos, são mais de 90 granjas que estão sob-risco de contaminação, o que representa entorno de 4 mil empregos diretos e outros 20 mil indiretos, colocando em cheque a economia local  e toda a cadeia produtora.

Na manhã da última quinta-feira (9) aconteceu na sala de reuniões do Palácio 18 de Julho mais uma reunião do “Grupo de Trabalho” criado pela prefeitura para discutir ações que impeçam a chegada da influenza aviária a Bastos e região.

Estiveram presentes o prefeito Manoel Rosa, o prefeito de Iacri Carlos Freire, o prefeito de Tupã Caio Aoqui, o vice prefeito de Parapuã Milton Mitio Iwayama,  enviaram representantes Herculândia e  Quatá. Também estiveram presentes secretários, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, avicultores, representantes de sindicatos patronais e de trabalhadores rurais.

Representando o setor Agropecuário do Estado compareceram: o diretor da Regional da Defesa Agropecuária do Estado José de Barros Vieira, o engenheiro agrônomo Eduardo Yukio Takaki da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Tupã,   o pesquisador do Instituto Biológico e diretor da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto Biológico em Bastos  doutor Marcos Roberto Buim.

Durante o evento José de Barros Vieira da Defesa Agropecuária destacou a importância da divulgação do Programa Nacional de Prevenção à Influenza Viária com as manifestações do próprio Ministério da Agricultura e da Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo para motivar o maior número de prefeitos possível quanto a prevenção dessa doença que pode ser transmitida por aves migratórias, aves de vida livre, por pessoas ou veículos contaminados que transitam pelo setor de granjas, comércio, rações, assistência técnica e profissionais que viajam para tratar de assuntos relacionados a avicultura e visitam propriedades, vindos inclusive de outros países, é imprescindível que nestes casos o acesso seja muito bem controlado e até evitado.

O prefeito de Tupã Caio Aoki parabenizou a iniciativa do prefeito Manoel Rosa em liderar a discussão de se criar um termo de colaboração onde os municípios possam realmente se envolver e se comprometer com as práticas exigidas e que são necessárias para proteger o setor da avicultura de postura.

O prefeito de Iacri e o vice-prefeito de Parapuã externaram  preocupação com o assunto e se comprometeram a  alinhar seus municípios na prevenção da doença.

O prefeito Manoel Rosa avaliou como muito produtiva a reunião que contou com a presença de autoridades e representantes de vários setores ligados a avicultura, enfatizou que o objetivo não é criar polêmica ou incutir o medo nas pessoas e sim o de somar esforços na prevenção.  “Apesar de o Brasil estar vivendo um momento de tranquilidade por não termos registros da doença, não se pode descuidar do nosso papel de gestor público. A união de esforços dos municípios com entendimento, medidas preventivas e ações na prática, envolvendo toda a sociedade é o único caminho para manter Bastos, a região e o país livres da influenza aviária”. Finalizou o prefeito.

O próximo passo do grupo de trabalho será a verificação das  legislações existes, para a  criação de um “Termo de Colaboração” entre os municípios.

O Brasil hoje é um dos únicos grandes produtores de carne de frango e ovos que ainda está livre desse vírus na avicultura”. A presença do vírus H5N1 em seu território pode prejudicar imensamente toda a cadeia produtora e consumidora de aves e seus derivados.