Saúde - Quarta-feira, 12 de Abril de 2023

Para evitar o aumento dos casos de dengue Bastos realizará nebulização

Apesar de não ter registrado nenhum óbito por dengue ou possuir mortes suspeitas pela doença, a situação preocupa

Para evitar o aumento dos casos de dengue Bastos realizará nebulização

Com registro de  casos positivos de dengue nestes primeiros meses de 2023, a Vigilância em Saúde de Bastos  alerta que o número já é três vezes maior do que o projetado para este ano. Apesar do município ainda não ter registrado nenhum óbito por dengue ou possuir mortes suspeitas pela doença, a situação trouxe preocupação.

Várias ações preventivas estão sendo desenvolvidas entre elas: visita casa a casa com a equipe da vigilância, limpeza de áreas públicas, divulgação e orientação a comunidade escolar e população em geral.

Nesta quarta-feira a partir das 14h também tem início a nebulização, mais conhecida por fumacê, que consiste em passar com um carro que emite uma "nuvem" de fumaça e elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região atendida. Esta é uma técnica antiga e pouco utilizada na atualidade, mas devido a falta do inseticida de última geração fornecido pelo governo federal e diante de uma possível epidemia, está foi a opção mais viável para eliminar os mosquitos adultos e evitar a transmissão da dengue.

O produto utilizado é um inseticida que utiliza base de óleo diesel, a mistura causa uma grande fumaça e produz um cheiro forte, segundo os estudos e a empresa contratada pela prefeitura para realizar a aplicação, o defensivo contém uma pequena quantidade de princípio ativo, portanto sendo seguro. Até o momento não foram registradas reação alérgicas ou qualquer outro problema relacionado as pulverizações.

Porém, a orientação é para que durante a aplicação as pessoas não deixem roupas no varal, recolham os animais, tais como; aves, cães e gatos e os deixem dentro da residência.

Os trabalhos terão início pelo setor do Recinto de Exposições, percorrendo o Jardim Hikari, Bastos G, Novo Bastos, Bastos H, Vale do Sol, retornando para as imediações da Rodoviária, Jardins Esplanada, Pitangueiras, Laranjeira I e II, fechando o ciclo de nebulização antes do início do Rodeio deixando o perímetro seguro para a população e visitantes.

Lembrando que essa é uma das ações complementares no combate ao mosquito, o importante é a população continuar mobilizada na residência, no trabalho, ou no espaço de lazer eliminando os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

Em caso de dúvida ou para maiores esclarecimentos entre em contato com a Vigilância em Saúde, localizada na Avenida Dezoito de Junho nº 162 – Centro ou pelo telefone: (14) 3478-2507. Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira das 7h às 17h.