.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:00.

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 26 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Maio é mês de vacinação contra a febre aftosa no estado de SP

Paralelamente até o dia 31 de maio prossegue a vacinação contra a brucelose


Maio é mês de vacinação contra a febre aftosa no estado de SP

Secretaria Municipal de Agricultura de Bastos informa que tem início no dia 1º de maio a campanha de vacinação contra a febre aftosa 2023. O município possui um rebanho de cerca de vinte mil cabeças.  Diferente da campanha de 2022, nesta etapa deverão ser vacinados bovinos e bubalinos de todas as faixas etárias, o que corresponde a 11 milhões de animais em todo o estado.

O prazo para imunização do rebanho se encerra no dia 31 de maio e o produtor rural tem até o dia 07 de junho para declarar a vacinação e atualizar o saldo do rebanho de bovinos e bubalinos e demais espécies (suínos, caprinos, ovinos, equinos e outros), através do sistema informatizado de gestão de defesa vegetal e animal (GEDAVE). A vacinação contra a febre aftosa de outros animais é proibida. 

O pecuarista pode adquirir as vacinas em estabelecimentos cadastrados junto à Coordenadoria de Defesa Agropecuária, sendo que o volume adquirido é transferido, por meio do sistema, para o estoque da propriedade, o que facilita a declaração.

Brucelose

A primeira etapa da vacinação contra a Brucelose em 2023 já está em andamento os pecuaristas têm até 31 de maio para imunizarem todas as fêmeas bovinas e bubalinas com idade entre três e oito meses. A declaração da vacina tem prazo de encerramento em 7 de junho.

A Brucelose bovina é uma doença que se caracteriza por afecções endêmicas como abortamento no terço final de gestação e é uma doença de notificação obrigatória ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e também para a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).

A vacinação obrigatória contra a Brucelose é administrada em uma única dose nas fêmeas e não precisa ser ministrada novamente no decorrer da vida útil do animal. Aos machos, por sua vez, não é permitida a vacinação.

Por se tratar de uma vacina viva, passível de infecção para quem a manipula, a vacinação deve ser feita por um médico-veterinário cadastrado, que além de garantir a correta aplicação do imunizante, fornece o atestado de vacinação ao produtor. A emissão do atestado de vacinação contra brucelose pelo médico-veterinário cadastrado não dispensa a obrigatoriedade da declaração da vacinação.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Abastecimento localizada no Recinto Permanente de Exposições, com entrada pela Avenida Dezoito de Junho nº 175, ou através do telefone (14) 3478-6814.

 

1061 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura do Município de Bastos - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.