Educação - Quarta-feira, 24 de Maio de 2023

Treinamento de Proteção Contra Incêndio e Primeiros Socorros mobiliza colaboradores da Secretaria de Educação

A atividade é um complemento as ações de segurança que vem sendo implementadas nas unidades escolares da rede municipal

A Prefeitura de Bastos através da Secretária Municipal de Educação está realizando de 06 de maio a 02 de junho o “Treinamento de Proteção Contra Incêndio, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e Primeiros Socorros nas Unidades Escolares”.

A atividade é um complemento nas ações de segurança que vem sendo adotadas a exemplo da implantação do botão do pânico nas unidades escolares.

Segundo o responsável técnico pelo treinamento Homero Tavares Fernandes, que é “Enfermeiro do Trabalho, Técnico em Segurança do Trabalho e Policial Militar do Corpo de Bombeiros”, este trabalho vem sendo desenvolvido nas escolas municipais de Bastos através da Secretaria de Educação desde 2022, em atendimento a lei Lucas nº 13.722, que trata sobre o preparo dos colaboradores que atuam na área de educação para que eles possam ter conhecimentos básicos em primeiros socorros.

Na edição deste ano houve a inclusão da evacuação de instalações em atendimento a NBR 9077, que trata sobre saídas de emergência em edifícios; a NR 01, que fala sobre abandono de área; a NR 23, proteção contra incêndio; a instrução técnica do corpo de Bombeiros e o decreto de proteção contra incêndio nas edificações.

“É um importante trabalho que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação junto  a todo o corpo de colaboradores, com o intuito de orientar este  público e as crianças, da forma correta de como evacuar o local, mediante algum sinistro instalado, quer seja um  incêndio, um ataque,  que pode estar acontecendo na edificação, ou de riscos externos que possam colocar em perigo quem se encontra nas escolas”. Informou o responsável técnico.

O treinamento foi dividido em duas etapas. A primeira foi realizada no Anfiteatro Governador Mário Covas onde os colaboradores passaram por um treinamento em primeiros socorros com ênfase em manobras de desengasgo, fraturas e parada cardiorrespiratória.  Na prevenção de incêndio foi abordado a classificação de incêndios; unidades extintoras nas escolas; e atividade prática com   retirada de vítima do interior de veículos, simulando um acidente envolvendo as crianças e algumas técnicas de extricação, que consiste em retirar uma vítima de um local do qual ela não pode, ou não deve sair por seus próprios meios, pensando e direcionando foco na preservação de lesões da coluna cervical.

A segunda fase está acontecendo nas unidades escolares com o simulado de evacuação. Por ser um treinamento muito realístico os pais foram informados. O serviço de transporte de ambulância está auxiliando nas atividades possibilitando uma experiência o mais próximo do real, de como deve ser feita a remoção de uma criança ou de um colaborador que se encontre ferido ou inconsciente. Nesta atividade os participantes que passaram pelo primeiro treinamento colocam em pratica o que aprenderam em assistência básica, entre elas a imobilização e colocação de colar cervical deixando a vítima pronta para que na chegada da ambulância o transporte aconteça de forma segura e eficaz até o pronto socorro.

Os colaboradores têm participado de forma intensa, aproveitando todas as informações e compartilhando experiências do dia a dia onde necessitam utilizar as ações de pronto socorro, esta troca de informações vem enriquecendo o aprendizado.

Trabalhar esse tema com as crianças segundo Homero é um ganho para o futuro, porque começa a desenvolver nelas a questão prevencionista, antecipando-se ao fato. Caso alguma situação, ou algum fato estiver instalado, seja ele qual for, desde um acidente dentro de uma empresa, dentro de uma escola, ou um acidente automobilístico, essas crianças futuramente estarão preparadas para saber atuar de maneira segura, prestando socorro de forma correta e proporcionando melhor qualidade de atendimento para as pessoas que estiverem precisando.