Cultura - Sexta-feira, 21 de Julho de 2023

Shows de Luan Santana e Maiara e Maraísa na Festa do Ovo atraíram o dobro da população de Bastos

A grade de shows para a próxima edição já está sendo preparada e promete surpreender mais uma vez a todos.

Após seis dias de muita festa com portões abertos e sensacional grade de Shows, chegou ao final na última segunda-feira,17, a 62ª Festa do Ovo. Segundo a comissão organizadora de 12 a 17 de junho, mais de 180 mil pessoas passaram pelo Recinto Permanente de Exposições Kisuke Watanabe. O show mais concorrido foi o do cantor Luan Santana no sábado (15), que reuniu cerca de 48 mil pessoas, o dobro da população da cidade, que é de 21.503 habitantes, e superando o recorde anterior que era do cantor Wesley Safadão, em 2022, que registrou 45 mil espectadores. Porem, vale destacar que o show do Safadão ocorreu em plena quarta-feira, assim como o show de Ana Castela, que contou com 40 mil pessoas, e o das gêmeas Maíara e Maraísa que fechou a festa na segunda-feira recebendo uma multidão de 45 mil pessoas. Também se apresentaram no palco do recinto Felipe e Rodrigo, Mumuzinho, e César Menotti e Fabiano. A festa do Ovo faz parte das comemorações dos festejos de aniversário do município, no seu início era realizada na semana do dia 18 de junho, dia oficial da fundação. Com o passar do tempo, a festa migrou para o mês de julho devido as férias escolares. O evento é considerado a maior feira de avicultura do Brasil e atrai anualmente empresas nacionais e internacionais ligadas ao setor; avicultores; técnicos e representantes dos governos estadual e federal. Neste ano o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, acompanhado pelo Secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab e pelo Secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima estiveram presentes, dia 14, na abertura oficial da 62ª Festa do Ovo. Em sua passagem por Bastos o Governador Tarcísio, provou o “omelete” tradicional prato da festa, e disse ter ficado feliz por poder conhecer a Festa. “Estou feliz em estar aqui, Bastos é uma cidade muito importante para nossa economia, representa 50% da produção de ovos do estado de São Paulo, garantindo uma proteína de qualidade e de baixo custo na mesa das pessoas, os produtores têm todo o nosso apreço”. Disse o Governador. Para o prefeito Manoel Rosa a festa foi um sucesso, superou as expectativas e demostrou que o município está apto a realizar eventos de grande porte. “Preparamos esta festa com muito carinho, contando com parcerias efetivas, não conseguiríamos ter feito algo desde porte sem o apoio das pessoas, dos servidores, da imprensa, dos empresários, dos avicultores, do Sindicato Rural, da Câmara, da Acenba e da Cabeludo Eventos. Fiquei muito feliz ao conversar com os visitantes, comerciantes, empresários e ouvir deles relatos de sucesso obtidos durante a festa, e que encontraram uma estrutura superior as suas expectativas. Tivemos a honra de receber os secretários Kassab, Arthur Lima e o governador Tarcísio, que ficou impressionado e chegou a dizer que não sabia que Bastos possuía uma festa desta magnitude. Desta forma plantamos mais uma sementinha para que Bastos seja aprovado como município de interesse turístico. Mostramos na prática um turismo de negócio que foi capaz de encher 100% da lotação dos hotéis locais e da região, de colocar a rede de restaurantes absurdamente ocupada, de aumentar significativamente o movimento de postos de combustíveis e do comércio em geral. Geramos neste ano dentro do pavilhão mais de 500 empregos temporários, as entidades sociais arrecadaram fundos com a venda de alimentos gerando um extra para as suas atividades. Tivemos o maior público de toda a história desta festa, só temos que agradecer a Deus por tudo que conquistamos”. Disse o prefeito. Questionado sobre o que leva da festa deste ano e o que esperar da 63ª Festa do Ovo, o prefeito foi enfático em afirmar que além da saudade, leva a experiência e a vontade de fazer um evento igual ou superior ao desta edição. “Para o ano que vem além de levar saudades desta festa estamos levando um volume imenso de conhecimento, com a expectativa muito grande que vamos realizar uma feira do porte desta ou ainda melhor. Já iniciamos os contatos com o escritório dos artistas e com os empresários do setor para a contratação dos shows de 2024. Ano que vem vai ser a minha despedida como prefeito de Bastos e quero entregar nossa cidade, nossa Festa do Ovo no potencial máximo que for possível alcançar, fechando com chave de ouro nosso trabalho, em prol da nossa gente”. Comentou Manoel Rosa. A Grandeza da Festa do Ovo reflete os números da atividade avícola que movimenta a economia local disponibilizando mais de 2.500 empregos diretos na cidade, produzindo ao dia 290 ovos por segundo ou 17.400 unidades por minuto, respondendo por 15% da produção nacional e 50% da estadual.