Obras - Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023

Assinado o contrato para início da primeira etapa de construção do frigorifico de Bastos

A obra de fundação e respaldo das paredes terá duração de 150 dias

Na segunda semana deste mês foi assinado o contrato entre a prefeitura e a empresa que vai edificar a primeira etapa da planta que abrigará o frigorifico de Bastos.

A obra será executada em três etapas e está orçada em torno de R$ 9 milhões. A prefeitura fará um investimento aproximado R$ 4,5 milhões com os recursos conquistados via Caixa Econômica Federal através do FINISA - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, para a construção do prédio. A empresa parceira investira a outra metade com aquisição e implantação dos equipamentos e maquinários necessários para abate, armazenamento e comércio da carne produzida.

Nesta primeira etapa o investimento será de R$ 1.446.599,33, existia a estimativa inicial de um gasto entorno de R$ 1.700.000,00, mas no momento da licitação houve uma ampla concorrência e o valor diminuiu. A vencedora foi a empresa OBRACRI-Construção Civil, da Cidade de Echaporã, que terá 150 dias para a execução desta primeira etapa, que consiste no alicerce e respaldo das paredes.

O prefeito Manoel Rosa considerou a data da assinatura do contrato como histórica para o município.

“Hoje é um dia marcante para a história da nossa cidade, estamos assinando oficialmente o contrato para começar a obra de edificação desse grande sonho da comunidade, o abatedouro municipal, que terá suas atividades administradas por uma empresa parceira que venceu a licitação no município de Bastos. É difícil encontrarmos nos dias de hoje um empresário que queira realizar um investimento vultuoso dentro de uma obra que ainda vai começar a funcionar.  O representante da empresa esteve aqui depois de ter vencido a licitação, para falar da satisfação que ele teve de fazer essa contratação com Bastos”. Disse o prefeito.

O processo de concorrência pública da concessão de uso do matadouro municipal, para implantação de um frigorífico de abate de bovinos e distribuição de carnes no município de Bastos teve início em 2021, porem a liberação de licenças ambientais e a elaboração do projeto de engenharia sofreram atrasos. O prefeito lamentou o fato e explicou que os problemas ocorreram alheios a vontade da administração.

“Infelizmente o início desta obra sofreu um certo atraso, devido a situações que fugiram ao nosso controle, tivemos dificuldade na liberação de licenças ambientais por parte dos órgãos competentes; e na elaboração e finalização do projeto, porque o profissional que foi contratado adoeceu no decorrer deste processo sendo necessário sua substituição, o que causou a demora do projeto de engenharia. Agora com estas etapas vencidas estamos dando o start no contrato com a empresa, que terá a partir da assinatura e publicação deste contrato no diário oficial do município, 150 dias para a execução desta primeira etapa, que consiste na fundação e respaldo das paredes”. Explicou Manoel Rosa.

Para não correr risco de novos atrasos a gestão municipal informou que enquanto a primeira etapa estiver sendo executada, vai licitar a 2ª fase para que a obra não venha a ter mais nenhuma paralização. Serão três licitações a primeira foi para a base, a segunda será da cobertura, e a terceira do acabamento.

A unidade processadora a princípio oferecerá 70 empregos, com abate de 80 animais por dia. Além das vagas de emprego, o frigorifico beneficiara pecuaristas do município e da região que terão facilidade em comercializar seus animais e não sofrerão perdas com custos de fretes.

A partir da viabilização do frigorifico a administração municipal segue trabalhando na busca de outros investimentos.

“Paralelamente a construção do frigorifico estamos trabalhando por outros benefícios, no mês de Junho o governador Tarcísio de Freitas esteve na Festa do Ovo, aproveitamos a oportunidade e apresentamos a ele o projeto do frigorifico, solicitando ajuda do Estado com o asfalto da BAS 040 que passa em frente ao futuro frigorifico e vai trazer mais qualidade de vida a todas as pessoas que trafegar por aquela estrada  vicinal.   Com o início dos abates, vamos dar o start para instalarmos outras empresas, por exemplo de fabricação de embutidos, processamento de couro, de aproveitamento de ossos; outros negócios acontecerão a partir do estabelecimento do frigorifico”. Comentou o prefeito.

Planta do Abatedouro