.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:00.

Saúde - Terça-feira, 31 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Servidores da saúde realizaram no final de semana a conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente

O Programa busca fortalecer o SUS e a melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população


Servidores da saúde realizaram no final de semana a conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente

No sábado, dia 28, aconteceu a cerimonia de conclusão dos cursos técnicos do Programa Saúde com Agente.

O programa foi criado para  apoiar os Estados e os Municípios no processo de formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), cumprindo o compromisso do governo federal em aprimorar a formação de profissionais para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como a atribuição conferida pela Constituição Federal de 1988, no artigo 200, inciso III, que compete ao SUS ordenar a formação de Recursos Humanos na área da saúde, o Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), instituiu o Programa Saúde com Agente – programa de formação técnica dos ACS e ACE, pela Portaria MS nº 3.241 de 07 de dezembro de 2020. 

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o oferecimento de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Curso Técnico em Vigilância em Saúde, com Ênfase no Combate às Endemias, para os Agentes de Combate às Endemias (ACE). 

A adesão de Municípios ao programa no território brasileiro foi de 97%, com 200 mil estudantes matriculados nos dois Cursos Técnicos; 4400 tutores e supervisores de tutores; e 11000 preceptores e supervisores de preceptoria.

Além da oferta dos dois Cursos Técnicos, foi oferecida formação continuada para tutores e preceptores através de um Curso de Extensão. Outro destaque foi a realização de uma pesquisa nacional sobre o perfil e a atuação dos Agentes de Saúde em todo o país. 

O Programa Saúde com Agente busca fortalecer o Sistema Único de Saúde, em uma ação inédita que impacta na melhoria dos indicadores de saúde e da qualidade de vida de toda a população. 

Em Bastos  vinte e dois  alunos receberam seus certificados de conclusão de curso e estão aptos a aplicar o conhecimento adquirido em suas vidas profissionais.

602 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura do Município de Bastos - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.