Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023

Bastos recebe certificação do Programa Município Verdeazul

Após alcançar critérios estabelecidos, Bastos ficou na 71ª posição

Bastos recebe certificação do Programa Município Verdeazul

O prefeito Manoel Rosa e a diretora de meio ambiente Angélica Firmino estiveram no último dia 19, na Capital Paulista para receber o troféu e certificação do Programa Município Verdeazul da Secretária de Estado do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Após permanecer por dez anos fora do programa, graças ao trabalho desenvolvido nos últimos três anos, foi possível cumprir as metas e determinações, que estão organizadas em dez diretivas, com os seguintes temas estratégicos:

- Avanço na sustentabilidade;

- Educação ambiental;

- Uso do solo;

- Gestão das águas;

- Esgoto coletado e tratado;

- Resíduos sólidos;

- Qualidade do ar;

- Arborização urbana;

- Biodiversidade.

Na edição deste ano do programa, 412 cidades paulistas participaram, e apenas 280 alcançaram os critérios para a certificação.

A pasta estadual distribuiu certificação nas seguintes categorias: Certificado, Qualificado I e Qualificado II, conforme a pontuação obtida em grupos, de acordo com a contagem populacional de cada município.

Este foi o primeiro ano que o ranking foi dividido por grupos, de acordo com a população.

Bastos ficou no grupo 2, entre os municípios que têm de 10.000 a 49.999 habitantes. E pontuou em 71º lugar.

“É um trabalho árduo que requer muito esforço, diante de todos os desafios que este programa do estado de São Paulo propõe para os municípios, mas vale ressaltar que ele é feito com muito amor por nossa equipe. É uma felicidade essa conquista, uma medalha de bronze com uma felicidade de ouro. Sabemos que precisamos avançar muito ainda na parte ambiental, na educação ambiental, na arborização, na destinação dos resíduos sólidos, mas estamos empenhados em dar o nosso melhor para entregar uma cidade com mais qualidade de vida, mais bonita, com  fauna e flora presevadas”, explicou a diretora de meio ambiente Angélica Firmino.