Saúde - Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023

Bastos já conta com o Centro De Especialidades Médicas

O espaço abriga o centro de especialidades odontológicas, centro de divisão de fisioterapia, e ambulatório de especialidades médicas

Bastos já conta com o Centro De Especialidades Médicas

Posicionado estrategicamente na área central de Bastos, foi entregue no último dia (08) o Centro de Especialidades Médicas Marcos Haruo Nomura.

A indicação que deu origem ao recurso para construção do centro de especialidades médicas de Bastos, foi cadastrada em 2017 no sistema do Ministério da Saúde, e é de autoria do deputado Fausto Pinato (PP-SP).

Em 2017, a Prefeitura de Bastos foi contemplada com R$ 1 milhão, no qual teve o recurso liberado em 2022, sendo destinado a Construção do prédio que abrigaria o Centro de Especialidades, com o objetivo de ampliação e expansão da oferta de serviços.

Por meio de emendas parlamentares para aquisição de equipamentos e material permanente, o deputado Guilherme Mussi (PP-SP), liberou R$ 299.158,00; o Deputado Cezar (PSDB/SP) enviou R$ 250.000,00 e a Deputada Leticia Aguiar (PP/SP) mais R$ 150.000,00.

Em contrapartida a Prefeitura de Bastos investiu quase R$ 1.000.000,00 em recursos próprios para a conclusão da obra e aquisição de equipamentos.

O centro de especialidades médicas é destinado a assistência ambulatorial de média complexidade, com objetivo de ofertar aos cidadãos de Bastos assistência ambulatorial, acesso a consultas, exames, cirurgias e procedimentos de média complexidade, com ambiência e alta tecnologia de intervenção, produzindo os melhores resultados do cuidado à saúde, podendo ser estendidos os atendimentos pela regionalização de saúde.

O prédio possui uma área de 475m² e abrigará, consultórios, salas de exames, sala de enfermagem, salas de fisioterapia, lavanderia, elevador, sanitários, sala de depósito de material de limpeza, recepção, sala de espera, sala de administração, sala de esterilização e sala para resíduos.

Os serviços prestados pelo Centro de Especialidades Médicas serão públicos e administrados pela Prefeitura Municipal de Bastos, através da Secretaria Municipal da Saúde.

A unidade terá capacidade para realizar mais de 25 mil consultas/ano e mais de 31 mil procedimentos e sessões/ano.

A denominação do Centro de Especialidades Medicas presta uma justa homenagem o ex-vice-prefeito Marcos Haruo Nomura, que foi eleito juntamente com o prefeito Manoel Rosa para o mandato de 2017 a 2020.

Marcos prestou relevantes serviços ao município atuando junto ao almoxarifado e a secretaria de agricultura. Infelizmente o destino veio a nos surpreender com seu falecimento ainda na flor da idade, no dia 22 de abril de 2022, prestes a completar 53 anos.  Marcos nasceu na Capital Paulista em 28 de abril de 1968.

Sempre se mostrou um homem de notável caráter, muito bondoso, nunca deixou de ajudar o próximo e se empenhava ao máximo para auxiliar no que fosse possível. Um homem público, digno e que será para sempre lembrado na história bastense.

Várias autoridades estiveram presentes a inauguração entre elas: João Paulo Mantovani, representando o deputado Federal Fausto Pinato e a prefeita de Osvaldo Cruz Vera Morena (PP).

Informações sobre os horários e os atendimentos das especialidades odontológicas, do centro de divisão de fisioterapia, e do ambulatório de especialidades médicas, podem ser obtidas através do telefone (14) 3478 1322 ou pessoalmente das 07h as 17h.