Saúde - Terça-feira, 22 de Novembro de 2022

Bastos participa da Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti

Todos podem participar da campanha eliminando os criadouros do mosquito na sua casa, no local de trabalho, no seu bairro e na sua cidade

Bastos participa da Semana Estadual de Combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Bastos está participando da Semana Estadual de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Até o dia 26 de novembro, a Secretaria de Saúde através da equipe de Endemias estará intensificando ações nos pontos mais críticos da cidade, os Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Endemias estarão levando até as escolas uma peça teatral infantil com uma mensagem de combate ao Mosquito Aedes aegypti.  Confira os dias e locais das apresentações:

22/11 EMEF Márcia Nuti Molina - equipe do PSF1

23/11 EMEIF Jardim Alvorada (Criança Feliz), próximo a caixa d´água - equipe do PSF3   -

23/11 Escola Harue Matsumoto Asakawa - equipe do PSF4

23/11 EMEI Anterio Fernandes- equipe do PSF5

25/11 EMEIF Prof. Mauro Demarchi – equipe do PSF6

Além das ações específicas dessa semana os agentes de Endemias estarão realizando a rotina de visitas aos Imóveis.

Os locais onde são localizados focos de dengue passam a serem monitorados constantemente, os proprietários são notificados e tem prazo para realizar a limpeza. Terrenos baldios e casas fechadas são as que demandam maior trabalho por parte da equipe que precisa estar procurando imobiliárias ou através do setor competente da prefeitura estar identificando e acionando os proprietários que muitas das vezes residem em outras localidades.

No mês de outubro foi realizado em todos os bairros de Bastos o levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) que consiste em uma amostragem larvária coletada a cada três meses para obter a estimativa da infestação pelo vetor da dengue. Em oito imóveis, dos bairros; Bela Vista, Alvorada, São Francisco Xavier e Centro foram encontrados criadouros com larvas. Sete focos estavam em baldes que captavam água das chuvas e um em uma piscina para crianças.

De janeiro a novembro deste ano, apenas o Jardim Hikari não precisou receber nebulização com inseticida casa a casa para eliminar os mosquitos adultos, em todos os outros bairros devido ao alto índice de infestação foi necessário à ação de controle.

Segundo informações contidas nos boletins da Dengue publicados pela Secretaria Municipal Saúde em 2022, até dia 18 de novembro, Bastos apresentava os seguintes números:

Notificados - 1058

Negativos - 421

Suspeitos - 00

Positivo - 637

Óbito - 04

Casos POSITIVOS de Dengue por unidade de saúde:

55 - Centro de Saúde Irineu Buller de Almeida

70 - PSF I Jose de Castro

138 - PSF II Ver. Gianfranco Nuti Molina

52 - PSF III Kyussuke Sassaki

149 - PSF IV Rosemary Guedes Freires

90 - PSF V Dr. Massami Tashiro

83 - PSF VI Cláudia Tenório Pires Evangelista

OBS: Os dados foram coletados de acordo com notificações e laudos que chegaram até a vigilância.

“Enfrentar o mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva, buscando prevenir doenças que podem aumentar no verão, principalmente quando as condições climáticas são favoráveis ao aumento dos mosquitos”.

Recomendações para evitar os criadouros do mosquito:

-              O prato do vaso de planta também pode ser foco do mosquito. Elimine o prato ou use um prato justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato;

-             Caixas plásticas, tambores e outros recipientes utilizados para coletar água das chuvas precisam estar bem vedados e devem passar periodicamente por limpeza;

-              É importante deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;

-              Descarte pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;

-              Objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais;

-              Lixo: Material para reciclagem deve ser mantido em saco fechado e em local coberto.

Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya) é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).